ComunicArte
Assessoria de Imprensa/Sincotec
Com objetivo de discutir diversos assuntos ligados ao comércio na Região Central de Cuiabá, a diretoria do Sindicato do Comércio de Tecidos, Confecções e Armarinhos de Mato Grosso (Sincotec), se reuniu na tarde desta quinta-feira (17.05) com o prefeito municipal, Emanuel Pinheiro.
A pauta principal da reunião, que aconteceu no Palácio Alencastro, foi a campanha Liquida Centro 2018, que acontecerá de 09 a 14 de julho. “No intuito de realizarmos uma grande campanha de liquidação e de descontos, e fomentar o comércio da região central, solicitamos apoio da Prefeitura no sentido de Isenção nas taxas de autorização para colocação de tendas na porta das lojas e também das taxas do uso e ocupação de solo, e para as praças e calçadões a autorização para colocação de brinquedos para a diversão da criançada”, disse o presidente do Sincotec, Roberto Peron.
Sobre essa reivindicação do Sincotec, Pinheiro garantiu que irá estudar com sua equipe de que forma poderá contribuir, já que o objetivo da grande campanha é a movimentação comercial do centro histórico.
Outros assuntos também foram discutidos com o executivo municipal durante a reunião, entre eles, a questão do estacionamento rotativo. Os empresários cobraram uma definição de quando será implantado; além disso, cobraram mais fiscalização em relação aos vendedores ambulantes e a não realização de reformas de praças durante a primeira quinzena de julho, quando estará acontecendo o Liquida Centro.
O prefeito foi sensível às reinvindicações e prometeu avançar na solução delas. Na oportunidade, os diretores Gerson Lintzmaier e Ozair Bezerra informaram o prefeito sobre a criação da Companhia Independente de Policia, uma conquista dos empresários da região, que irá atuar no centro da Cuiabá.
Em relação ao estacionamento rotativo, o prefeito explicou que “teve um desgaste muito grande, mas que em junho será entregue”, disse ele. Já sobre a fiscalização de ambulantes “é um problema crítico, um problema social. Temos 145 fiscais que trabalham na rua, mas ficamos de avançar nisso. Quando estiver pronta a minuta do Decreto que irá regulamentar a lei nº 6.184, eu só vou assinar quando todos vocês lerem e estiverem de acordo e, com relação às obras das praças no período do Liquida, podem ficar tranquilos”, garantiu Pinheiro.
Para Peron, a reunião foi considerada positiva e com alguns avanços para a classe empresarial do Centro. “Foi um encontro bastante proveitoso onde conseguimos colocar para o executivo municipal alguns dos nossos anseios e obter algumas respostas as quais estávamos aguardando. Esperamos avançar ainda mais, em breve, nas nossas reivindicações”, avaliou o presidente.