CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO

Lojistas esperam um aumento de 4,3% nas vendas para o Dia das Mães

Compartilhe essa publicação:

ComunicArte

Assessoria de Imprensa – Sincotec/MT

Com a proximidade do Dia das Mães, este ano comemorado no dia 13 de maio, o comércio da capital está ainda mais movimentado e, para este ano, os lojistas esperam um aumento de 4,3% nas vendas, a maior alta registrada em 5 anos, em todo Brasil.

O levantamento foi feito pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Tursimo (CNC) comparando com a data de 2017. Confirmada a previsão, o varejo apresentará alta de +6,1%, a maior desde 2013. Apesar de positiva, essa expectativa não será suficiente para repor as perdas acumuladas com a data em 2015 e 2016 (-9,4%), mesmo levando-se em consideração o pequeno incremento verificado no ano passado (+2,6%). 

Para o presidente do Sindicato do Comércio de Tecidos, Confecções e Armarinhos (Sincotec/MT), Roberto Peron, os empresários desses setores também estão com boas expectativas para um resultado positivo nas vendas para esta data na capital.

“O Dia das Mães é a segunda melhor data do ano para o comércio. É considerado o Natal do primeiro semestre e sabemos que o setor de confecções e acessórios estão na lista dos presentes mais vendidos nesse período, o segmento costuma responder por quase 40% do faturamento total (segundo dados da CNC)”, disse Peron que acrescentou que “os comerciantes afirmam já ter notado melhora nas vendas, a nova coleção outono-inverno é um atrativo a mais e a perspectiva de termos um período maior de frio este ano, com certeza, o presente já deve ser direcionado para esta nova coleção. Aliado a este, teremos também mais atrativos aos consumidores como produtos com preços para todos os bolsos”.

Contratação de temporários 

Com expectativas mais favoráveis por parte dos varejistas em relação ao desempenho das vendas, a contratação de trabalhadores temporários, por todo Brasil, pelo setor deve ser maior neste ano (21,1 mil vagas) do que no ano passado (20,4 mil).

A percepção de que o varejo vem apresentando gradual tendência de recuperação do nível de atividade deverá elevar para 6,7% a taxa de efetivação de temporários após o Dia das Mães. Historicamente, 5,5% das contratações temporárias viram empregos efetivos após a segunda data comemorativa mais importante do varejo nacional. Nos últimos três anos, entretanto, esse percentual não chegou a 2%.

Rolar para cima