ComunicArte
Assessoria de Imprensa – Sincotec
Os sindicatos comerciais são os legítimos representantes dos empregadores e sindicalizar-se significa participar de ações que valorizam o ofício de cada empresário.
A partir da sindicalização, o empresário pode usufruir de diversos benefícios garantidos pelos Sindicatos, como oferece o Sindicato do Comércio de Tecidos, Confecções e Armarinhos do Estado de Mato Grosso (Sincotec/MT).
Para que ele seja forte e tenha mais poder, é necessário que um número crescente de empresas seja sindicalizado, assumindo também o papel de sustentar e apoiar essa luta.
Só um Sindicato pode realizar negociação coletiva, discutir as dificuldades empresariais, mudanças econômicas, entre outros assuntos. Representando a categoria perante os órgãos públicos e no meio político.
O Sincotec/MT tem a missão de assegurar as empresas representadas às melhores condições para gerar resultados positivos e desenvolver a sociedade e liderar a comunidade empresarial com reconhecida influência no desenvolvimento da região.
Através do Sincotec/MT, os lojistas podem obter assistência médica, odontológica, se beneficiar dos protocolos com empresas que lhes permitem ter descontos em produtos e serviços (por exemplo, em universidades, unidades hoteleiras, escolas de idiomas, academias, entre outras assistências.).
Além de benefícios, é o Sindicato que faz negociações, que é o porta-voz do segmento, como faz na Convenção Coletiva. Vários assuntos são tratados em prol dos lojistas, entre eles: banco de horas, abertura nos feriados, reajuste e piso salarial, REPIS, horário especial em dezembro, horário elastecido nas datas comemorativas.
É através da força do Sindicato, que luta há 24 anos pelos lojistas do segmento, que esses direitos são conquistados. Por esse motivo, o presidente do Sincotec/MT, Roberto Peron, reforça a importância de se sindicalizar.
“Sem o Sindicato, perderemos a voz em diversos órgãos. As entidades sindicais devem ser valorizadas e precisam da participação dos empregadores, a fim de se manterem fortes e aptas a defenderem os interesses comuns”, salientou Peron que acrescentou ainda “O momento é muito oportuno para o fortalecimento dos sindicatos patronais, os empresários tem uma oportunidade ímpar para mudar a história de uma vez. São 15 mil sindicatos de empregados, muitos deles criados apenas para receber as contribuições, do outro lado apenas 1.200 sindicatos patronais. Era uma guerra desleal que agora estão todos iguais, sem receita “compulsória”. Esperamos que agora o empresariado perceba a oportunidade de fortalecer a sua representatividade, filiando-se ao Sindicato de sua categoria”, finalizou.