ComunicArte
Assessoria de Imprensa – Sincotec
Neste sábado (21.04) é o dia em que se homenageia Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, e mesmo sendo feriado no calendário, o comércio da capital poderá funcionar normalmente.
De acordo com a Convenção Coletiva do Comércio, aqueles que optarem abrir as portas deverão remunerar as horas trabalhadas em dobro aos empregados e ainda incluir as comissões de vendas que serão calculadas pela média mensal e deverão ser concedidas no prazo de até 30 dias, contados após o feriado trabalhado.
O presidente do Sindicato do Comércio de Tecidos, Confecções e Armarinhos de Mato Grosso (Sincotec/MT), Roberto Peron, explica que apenas nos feriados civis e religiosos como: 1º de janeiro, sexta-feira santa, 1º de maio – Dia do Trabalhador, 02 de novembro – Dia de Finados e 25 de dezembro – Natal o comércio não é autorizado a abrir as portas.
“Nos demais feriados é permitido o funcionamento, desde que o comerciante arque com as leis trabalhistas. É importante que todos avaliem se vale a pena ou não abrir a loja para que não tenham prejuízos”, salientou Peron.