CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO

Secretários e CDLs discutem ambiente de negócios para MT

Compartilhe essa publicação:

Os secretários estaduais de Fazenda, Paulo Brustolin; de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo; de Projetos Estratégicos, Gustavo Oliveira; e o secretário adjunto de Turismo, Luiz Carlos Nigro, se reuniram na noite de terça-feira (03.02) com representantes da Federação e das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado para iniciar à construção de um ambiente de negócios mais seguro e transparente para Mato Grosso.

Brustolin explicou aos representantes de pequenos e médios empresários mato-grossenses os pilares que sustentam a atual gestão da Sefaz e que o respeito ao cliente ocupa a primeira posição nesse ranking. Em segundo lugar está a redução de gastos, seguida pela otimização dos recursos, que se traduz por fazer mais com menos e por fim, a gestão do tesouro.

O secretário de Fazenda informou aos participantes do encontro, que ocorreu na sede da CDL de Cuiabá, a situação encontrada pela atual gestão ao assumir o governo e todas as medidas que vêm sendo tomadas desde então para equilibrar receita e despesas. “Podem ter certeza que nenhum problema será deixado de lado, vamos encará-los de frente e trabalhar com humildade e transparência”.

Brustolin pediu ainda o apoio das CDLs e da sociedade civil organizada nesse processo para a construção de um estado melhor. “Para nós, estar presente em um encontro como esse é de vital importância. Nós vamos construir um Estado de Mato Grosso juntos, um estado melhor, um estado transparente, um estado que respeita as leis”.

Seneri Paludo informou que está trabalhando em conjunto com outras secretarias na elaboração de um projeto de desenvolvimento macro para o Estado e que esse projeto contemplará todos os empresários de Mato Grosso, seja urbano, rural ou da área de turismo.

O secretário de Desenvolvimento Econômico acrescentou que Mato Grosso precisa de uma política de atração de investimentos e que o incentivo fiscal é um item importante, mas não pode ser o único. “Precisamos melhorar o ambiente tributário, acelerar a emissão de licenças ambientais, além de estudar quais setores queremos promover no Estado”.

O secretário de Projetos Estratégicos, Gustavo Oliveira, anunciou que tem como missão pensar em projetos de desenvolvimento do Estado, a longo e médio prazo, mas que também coube a ele resolver pendências da realização da Copa do Mundo no Estado. Ele destacou o sofrimento de pequenos e médios lojistas com as obras do Mundial, que ainda não terminaram, e se desculpou, em nome do governo, pela forma como eles foram tratados nos últimos anos.

Presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas, o empresário Paulo Gasparoto descreveu um cenário negativo a nível nacional, com a previsão de problemas de abastecimento de energia elétrica e água, o retorno da inflação e o aumento da tarifa do transporte público, que impactam no bolso dos empresários. Apesar disso, considerou um avanço a iniciativa dos secretários de participarem do encontro, para debater os principais problemas da classe, e pediu que eles sejam frequentes.

Rolar para cima