A motivação de uma equipe está diretamente ligada ao sucesso de suas vendas. Porém, de nada adianta o gestor exigir um bom trabalho se os colaboradores não contam com um ambiente propício a isso e não se sentem parte da empresa. Uma equipe motivada é capaz de oferecer muito para sua empresa. Afinal, quem gosta do que faz, desempenha sua função melhor. Confira a seguir maneiras simples de deixar os seus funcionários motivados para o trabalho no setor varejista.
FIQUE ATENTO ÀS NECESSIDADES DE CADA UM
Cada pessoa tem necessidades, talentos, limitações e maneiras diferentes de se sentirem motivadas. Por conta disso, é extremamente importante identificar o perfil de cada um de seus colaboradores para conseguir que cada um trabalhe com máximo empenho. Há os que preferem focar durante mais tempo, outros gostam de fazer mais pausas, enquanto alguns se concentram em mais de uma tarefa ao mesmo tempo. Todos esses perfis podem realizar um grande trabalho, basta que cada um seja respeitado a seu modo e seja estimulado a cumprir as metas.
DELEGUE AS FUNÇÕES CORRETAMENTE
Com o perfil comportamental e profissional traçado, fica muito mais fácil designar os profissionais certos para os cargos que melhor se adéquem a eles. Dessa forma, com o colaborador encaixado em sua posição, seu desempenho será muito melhor e as chances de obter sucesso são maiores.E, por consequência, eles trabalharão mais felizes e motivados, fazendo aquilo que têm aptidão.
SEJA CLARO QUANTO ÀS METAS
Deixar claro para a sua equipe quais são suas metas é outro ponto fundamental para o bom andamento do trabalho no varejo. Mais do que delegar as tarefas, é importante que seja feito um treinamento prévio da equipe bem como o fornecimento de explicações claras, além de permitir que os funcionários participem com dúvidas e sugestões.
DEMONSTRE COMO FAZER
Um dos erros mais comuns de gestores e coordenadores de equipes do varejo é se preocupar apenas no que deve ser feito para atingir as metas estabelecidas. Entretanto, eles esquecem a importância de como fazer para que os objetivos sejam alcançados e isso atrapalha o resultado final de suas empresas. Para corrigir isso, o melhor a se fazer é descrever com clareza cada cargo dentro de sua estrutura organizacional e expor aos funcionários o que a empresa espera de cada um deles, e qual a importância de cada membro do time para o alcance das metas. Isso realmente funciona.
VALORIZE SEU EMPREGADO
Para muitos funcionários, apenas um bom salário não é o suficiente para mantê-los motivados por muito tempo. A maioria anseia por valorização, autonomia e, principalmente, reconhecimento. Por isso, sempre que for merecido, elogie seu colaborador. Isso, certamente, o deixará mais motivado e ansioso por ser reconhecido mais vezes.
CRITIQUE O FUNCIONÁRIO COM CUIDADO
Por outro lado, chamar a atenção ou dar broncas no empregado em público são péssimas atitudes, que podem levar a confiança e a autoestima de seu funcionário a níveis muito baixos. Ao invés de discutir, converse com ele sobre seu baixo desempenho e por meio do diálogo, em conjunto com ele encontre soluções para melhorar e resolver o problema.
PROPICIE MOMENTOS DE DESCONTRAÇÃO
Confraternizações ou ‘parabenizações’ para os aniversariantes do mês, por exemplo, podem ser uma boa solução para estreitar os relacionamentos, manter a equipe unida e descontrair ao fim de um dia atribulado. Permitir algumas pequenas pausas para um café e para descanso também ajudam seus funcionários a relaxar, e podem interferir diretamente em seus resultados. Afinal, ninguém consegue trabalhar em capacidade máxima por muito tempo seguido.