Os anúncios de descontos de até 70% nos preços dos produtos expostos nas lojas físicas e virtuais durante a Black Friday, evento promocional iniciado na última sexta-feira (28) e que se estendeu até o domingo (30) em alguns estabelecimentos comerciais, levou 4 vezes mais consumidores às lojas de Cuiabá que a média normal.
Por consequência, houve aumento de até 50% nas vendas em comparação com um dia comum de vendas, segundo estima a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cuiabá. O resultado surpreendeu os comerciantes, como admite o gerente executivo da CDL, Fábio Granja. Além dos descontos, os pagamentos dos salários dos funcionalismo público estadual e municipal de Cuiabá – R$ 557 milhões -na sexta-feira permitiram que uma parcela dos consumidores antecipasse as compras de Natal, avalia o gerente.
“A sexta-feira teve um fluxo maior de pessoas e, se for considerar as vendas dos 3 dias, elas cresceram entre 37% e 50% nas lojas físicas em Cuiabá, em comparação com um dia comum de vendas”. Ele acrescenta que a entidade não dispõe de um mapeamento das vendas do e-commerce, mas a nível nacional foi constatado crescimento de 56% na última sexta em relação à Black Friday 2013. “Nos anos anteriores, esse evento foi muito tímido e agora as pessoas demonstraram estar conhecendo mais”, observa.
De acordo com Granja, pesquisas realizadas no ano passado indicaram que 75% dos consumidores desconheciam a promoção “importada” dos Estados Unidos. “E, entre os consumidores que a conheciam, apenas 28% compraram produtos na oferta”.
A funcionária pública Fernanda Sampaio, 32, foi uma das consumidoras que aproveitou os descontos do final de semana. “Comprei uma Smart TV por R$ 1,5 mil, numa loja em Cuiabá, mas achei que não estava compensando como noticiaram, apesar de estar bem próximo do valor que encontrei na internet”, resume.
A vantagem, completa ela, foi poder levar o produto imediatamente para casa. “Notei que em alguns lugares havia muitas ofertas, mas as filas e o tumulto desanimavam”.
No Pantanal Shopping, algumas lojas alcançaram o dobro do volume de vendas durante a Black Friday 2014, segundo informou a administração do estabelecimento. Houve situações em que o atendimento aos clientes foi encerrado às 18h, sendo 4 horas antes do horário normal, por causa do estoque promocional ter se esgotado rapidamente. Na sexta-feira, 60 mil pessoas visitaram o shopping.
Nacional – Em todo o país, na semana da Black Friday (24 a 29 de novembro), as vendas nos comércios de rua e shoppings centers caíram 4,6% sobre a semana de 25 a 30 de novembro de 2013, conforme o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio – Black Friday 2014. Na contrapartida, entidades especializadas em varejo online disseram que as vendas aumentaram em mais de 40%.