CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO

Vendas crescem até 20% este ano

Compartilhe essa publicação:

As consultas de crédito realizadas no período de 5 a 12 de outubro deste ano e motivadas pela intenção de compras para o Dia das Crianças aumentou 14,5%, em comparação com o mesmo período de 2013.

Informações levantadas pela Federação das Associações Comerciais de Mato Grosso (Facmat) junto ao banco de dados Crediconsult da Boa Vista Serviços revelam que foram realizadas 8,472 mil verificações em 2014, em todo o Estado. Em 2013, a quantidade ficou limitada a 7,238 mil consultas. 

A concretização das vendas em função da data comemorativa – apontada como uma das 4 mais importantes para o varejo -, chegou a superar o resultado de 2013 em algumas lojas de Cuiabá. Na loja administrada por Daniela Kamachi, no centro da Capital, o índice de vendas ficou positivo em 20% na semana que antecedeu o Dia das Crianças, comparado com igual intervalo do ano passado.

Para ela, o resultado surpreendeu, por suceder um período de quase estagnação das vendas, observada nos meses de agosto e setembro. “Depois da Copa do Mundo, as vendas caíram muito e já na 1ª semana de outubro começou a melhorar”. Para assegurar resultados melhores num ano classificado como atípico pela gerente, a loja apostou na diversificação de produtos e incluiu fantasias de personagens infantis. “Nesta época, muitas escolas fazem festas temáticas e outros eventos e isso ajudou nas vendas de fantasias e confecções em geral”.

Nos shoppings e no comércio de rua, o movimento de clientes à procura de presentes para as crianças se intensificou na quinta-feira (9) e se estendeu até o domingo (12). Gerente de uma rede varejista de calçados, João da Silva Mâncio, comenta que a linha infantil tem uma pequena participação nas vendas das lojas, mas com o aumento no fluxo de pessoas nos centros comerciais os produtos para crianças foram mais procurados. “Melhorou mesmo no sábado, porque os consumidores compram muito na última hora”.

Superintendente de um shopping center em Cuiabá, José Júlio Cantino, conclui que as vendas motivadas pela celebração do dia 12 de outubro foram superiores às do último ano. “No shopping foram organizadas várias atividades recreativas para a criançada e percebemos que o número de pessoas esteve maior durante a semana toda, principalmente no sábado e domingo”.

Em média, 30 mil pessoas circulam pelo centro de compras diariamente. Em outro shopping da Capital, o balanço de vendas confirma um incremento de 16,15% nas vendas durante a “semana da criança”, em relação ao mesmo intervalo do ano passado. Com esse índice, foi superada a expectativa anunciada pelo mercado para esta data.

Da mesma forma, os camelôs do Shopping Popular de Cuiabá confirmam a superação da meta de vendas para a semana do Dia das Crianças em 2014, fixada entre 10% a 13% de alta sobre 2013. De acordo com o presidente do shopping, Misael Galvão, o índice ficou positivo em 15%. “Muitos vieram até no domingo para comprar, mas a maioria foi na sexta e no sábado”.

Funcionária pública e mãe de um menino de 3 anos, Tauane Gouveia, 28, não deixou o Dia das Crianças “passar em branco” e comprou um brinquedo para o filho. “Mas, não quis gastar muito e investi R$ 70 no presente, que comprei no sábado”. Conforme a Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL), o valor médio gasto em presentes para crianças neste outubro ficou em torno de R$ 100.

 

FONTE: GAZETA DIGITAL

Rolar para cima