CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO

Varejo: Vendas crescem 6,4% no Estado

Compartilhe essa publicação:

As vendas do varejo em Mato Grosso cresceram 6,4% de janeiro a julho deste ano, comparado com o mesmo período de 2012, sem ajuste sazonal. Receita nominal de vendas registrou incremento de 12,1% na mesma base comparativa, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quinta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Incluindo os segmentos de materiais para construção e veículos, o chamado varejo ampliado, a evolução no índice foi de 7,2% no volume de vendas e de 10,7% na receita.

Os indicadores ficaram acima da média nacional, que apontou crescimento de 3,7% nas vendas e de 8,7% na receita do varejo ampliado no período de 7 meses. Excluindo as vendas de veículos e materiais de construção, o varejo cresceu 11,6% em receita e 3,5% em vendas.

Em julho, as vendas do varejo ampliado cresceram 3,4% sobre igual mês de 2012, mas reduziram 3,9 pontos percentuais em relação a junho (7,3%) deste ano em Mato Grosso. A receita aumentou 7,6% no 7º mês deste ano, comparado com julho de 2012, mas encolheu 4 pontos percentuais sobre junho. Excetuando veículos e materiais de construção, foi registrada evolução de 5% nas vendas e 10% na receita nominal sobre julho de 2012.

Tradicionalmente o comércio varejista é favorecido em junho por causa do Dia dos Namorados, o que justifica o recuo de vendas em julho, observa o vice-presidente da Federação do Comércio de Mato Grosso (Fecomércio/MT) e presidente do Sindicato Intermunicipal de Tecidos, Confecções e Armarinhos do Estado de Mato Grosso (Sincotec), Roberto Peron. Ele acrescenta que durante o 1º semestre deste ano as vendas oscilaram mais que no ano anterior e, com a elevação dos juros e diminuição do crédito, a expectativa é encerrar 2013 com crescimento médio de 5% nas vendas.

Como admite o vice-presidente da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), Juliano Bortoloto, a expectativa do segmento era crescer 6,5% em relação a 2012, mas a meta foi corrigida para 4% no ano. “Este ano está aquém do que todo mundo esperava, com as vendas oscilando muito”. Os últimos 2 meses, porém, foram considerados positivos para o segmento em Mato Grosso, com crescimento médio de 3% sobre igual intervalo de 2012. No setor de veículos, a tendência é garantir resultados melhores no 2º semestre sobre o 1º, projeta o presidente da Federação Nacional de Distribuidores de Veículos em Mato Grosso (Fenabrave), Manoel Guedes. “Acreditamos que o governo incentivará o consumo, mas as vendas no Estado têm crescido acima da média nacional”.

Fonte: A Gazeta

Rolar para cima