O volume de vendas em Mato Grosso segue vivendo uma desaceleração, que deve ser revertida a partir de dezembro com as festas de final de ano, apostam os lojistas. Entre janeiro e agosto as vendas no comércio varejista cresceram 6,2%, mesmo percentual verificado na variação dos últimos 12 meses. Segundo a Pesquisa Mensal do Comércio, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada ontem, o mês de agosto apresentou apenas 5% de alta nas vendas diante do mês no ano passado. O mesmo desempenho foi verificado no mês de julho de 2013 ante julho de 2012.
Em termos de receita nominal de vendas, no ano esta apresenta alta de 11,8% e nos 12 meses 11,1%. Em agosto o desempenho foi de crescimento de 10,1% diante o mês em 2012.
Segundo o IBGE, apesar de registrar aumento de 5,7% no volume de vendas no comércio varejista ampliado (inclui veículos e materiais para construção) e de 7,9% nos 12 meses, Mato Grosso teve queda de 2,5% nas vendas no comércio varejista ampliado em agosto no comparativo com o mês do ano passado.
De acordo com o vice-presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso (Fecomércio/MT), Roberto Peron, apesar do resultado, as vendas ainda estão dentro do esperado pelo setor. “Esta desaceleração segue até novembro, muitos estão optando investir em outras coisas. Em dezembro reaquece, tanto que os comerciantes elevam a expectativa de alta nas vendas no Natal de entre 4,5% a 5% para 5% a 6%, em relação o ano passado, em decorrência a manutenção das taxas de juros seguirem, incentivos do governo e Copa. “.
O Brasil por sua vez, registra alta de 3,8% no volume de vendas no comércio varejista, 11,9% na receita nominal e 3,1% nas vendas do comércio varejista ampliado. Em agosto, as vendas do comércio varejista brasileiro cresceram 0,9%. Foi O sexto mês seguido de alta do indicador que, no entanto, perdeu força em relação ao mês anterior, quando a alta ficara em 2,1 %. Já a receita nominal do setor cresceu 1,2% na comparação entre julho e agosto, também abaixo dos 2,1 % do mês anterior.
Na comparação com agosto de 2012, o volume de vendas cresceu 6,2%, enquanto a receita teve alta de 13,6% no mesmo período.
Fonte Jornal Folha do Estado