CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO

INFORMAÇÕES SOBRE O FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO

Compartilhe essa publicação:

INFORMAÇÕES SOBRE O FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO

 

NOS DIA 18 E 21 DE ABRIL

 

Conforme consta na Convenção Coletiva de Trabalho 2014, na Cláusula Décima Sétima, que diz: “Fica autorizado o trabalho nos dias de feriados, conforme permitido em Lei Federal nº 11.603/2007 e autorização da Lei Municipal nº 5.165 de 2008, com exceção dos seguintes feriados civis e religiosos: 1º de janeiro; Sexta – feira Santa; 1 de Maio (dia do trabalho); 02 de novembro (dia de finados) e 25 de dezembro (Natal), não autorizados pela lei municipal”. Portanto no dia 18 DE ABRIL – SEXTA FEIRA SANTA, o comércio não está autorizado a funcionar.

Mas no dia 21 DE ABRIL – TIRADENTES – O comércio de Cuiabá e Várzea Grande está autorizado a abrir normalmente, desde que remunere os seus funcionários em dobro, acrescida da concessão de folga compensatória, conforme está prescrito na Convenção Coletiva de Trabalho, cláusula décima sétima, item 17.1.

Os feriados que parecem um benefício, acabam prejudicando a economia, principalmente aqueles que são atrelados aos finais de semana – feriado prolongado como é o caso destes no dia 18 (sexta feira) e 21 (segunda feira). Como o fluxo de pessoas é muito baixo os lojistas de rua acabam por optar pelo fechamento e amargam o prejuízo de não vender ou abrir e pagar em dobro sem ter vendas suficientes. É nítida a queda no faturamento do comércio quando há feriados prolongados”, a previsão é de uma queda em torno de 8% nas vendas, comenta o empresário Roberto Peron, presidente do Sindicato do Comércio de Tecidos Confecções e Armarinhos do Estado de MT – SINCOTEC.

 

FONTE: SINCOTEC-MT

 

Rolar para cima