Segundo o site Gazeta Digital ,os 3 feriados deste mês contribuíram para a retração de 14% nas vendas no comércio varejista de Mato Grosso, tanto em comparação com março quanto em relação a abril de 2014. É o que indica um levantamento concluído pela Federação das Associações Comerciais de Mato Grosso (Facmat) com base em dados do Sistema de Apoio à Concessão de Crédito (Crediconsult). A expectativa é que o cenário se reverta em maio, quando é celebrado o Dia das Mães, a 2ª melhor data do varejo brasileiro.
Em abril foram registradas 77,343 mil consultas ao sistema Crediconsult, que é um indicador da intenção de compra ou concessão de crédito para o consumidor em todo o Estado. Em março os registros de consulta chegaram a 90,836 mil e, em abril de 2014, somaram 90,301 mil verificações de crédito. O comparativo mensal revela queda de 14,85% nas consultas e a variação anual também ficou negativa em 14,34%.
“Sem dúvida, os feriados têm maior peso nessa retração, principalmente por causa do prolongamento desses feriados”, observa o diretor da Facmat, Manuel Gomes. O 4º mês de 2015 foi marcado pelo feriado da Sexta-feira Santa (dia 3), pela celebração do aniversário de Cuiabá numa quarta-feira (dia 8) e pelo feriado de Tiradentes (dia 21) que caiu em uma terça-feira.
“Quando (o feriado) coincide com uma terça-feira, por exemplo, acaba impactando as vendas na segunda e na quarta-feira, já que os órgãos públicos costumam decretar ponto facultativo”. Por outro lado, o setor de serviços invariavelmente é beneficiado com o prolongamento da folga dos trabalhadores, completa Gomes.
Os shoppings também observam o crescimento do público, já que os serviços de alimentação e lazer são mantidos e, em algumas datas comemorativas, as lojas podem abrir normalmente, como ocorreu nos dias 8 e 21 de abril. “Os feriados favorecem em termos de circulação, em faturamento nem tanto”, diz o gerente geral de um shopping em Cuiabá, João Gonçalves. Mas, com relação a abril, ele afirma que deve fechar com índice de vendas equiparado ao de março e abril de 2014.
Dia das Mães
A data continua sendo apontada como a 2ª melhor do ano para as vendas do comércio varejista, superada apenas pelo Natal. Em 2015, o Dia das Mães deve contribuir com o incremento de 5,5% nas vendas dos shoppings, segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), principalmente pela demanda por artigos de perfumaria, vestuário, telefonia e joias. “Para essa data, nossa expectativa é de, no mínimo, repetir os índices do ano passado”, projeta Gonçalves.
Em outro shopping da Capital, a estimativa é de incremento nas vendas, entre 3% a 5%, em comparação com o mesmo período do ano passado. O desempenho positivo é esperado por causa da inauguração de novas lojas. “Os lojistas mantêm um otimismo conservador, porque o crédito está mais restrito e a renda do consumidor mais comprometida, mas a tendência para maio é repetir os índices de vendas do ano passado, na pior das hipóteses”, avalia o diretor da Facmat.