Vendas relativas à celebração do Dia dos Pais neste ano cresceram em índices que oscilaram de 3% a 15% em Mato Grosso em relação ao mesmo período do ano passado. Maior incremento foi observado nos shoppings centers, onde o fluxo de pessoas ficou acima do esperado, conforme relata o superintendente do Três Américas, José Júlio Cantino. Ele acrescenta que nessas ocasiões a variação no índice de vendas é sempre positiva, mantendo uma média entre 5% a 10% de incremento. No Pantanal Shopping, o número de clientes que passaram pelo local superou a estimativa de alta de 10% para o período, segundo levantamento realizado pela assessoria de imprensa, resultando num crescimento de 15% em comparação com igual intervalo de 2012.
Entre os segmentos que registraram melhor resultado nas vendas relativas à data comemorativa estão os de eletroeletrônicos e vestuário. Diagnóstico parcial da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Mato Grosso (Facmat) mostra que o bom desempenho de alguns setores não foi suficiente para sustentar um crescimento expressivo das vendas no início deste mês. Diretor da Facmat, Manuel Gomes relembra que uma pesquisa realizada pela Boa Vista Serviços indicou incremento de 3% nas vendas do Dia dos Pais. “Esse índice flutuou bastante e temos observado que muitos consumidores estão esperando a passagem de datas comemorativas para presentear em seguida. Assim, conseguem aproveitar as liquidações e gastar menos”.
Presidente do Sindicato Intermunicipal de Tecidos, Confecções e Armarinhos do Estado de Mato Grosso (Sincotec), Roberto Perón, afirmou que a movimentação de consumidores nas lojas do segmento foi intensa, mas os consumidores gastaram menos com os presentes que no último ano. “Estamos finalizando esse balanço de vendas, mas se houve aumento na receita nominal, não ultrapassou 3%”.
Índice idêntico foi apontado também pela Serasa Experian para a data comemorativa em todo o país. De acordo com a entidade, na semana de 05 a 11 de agosto as vendas aumentaram 3,4%, na comparação com o período respectivo de 2012 (06 a 12 de agosto). Elevação verificada na semana do Dia dos Pais foi a menor em três anos, divulgou a Serasa nesta segunda-feira (12). Retração é atribuída à perda do poder aquisitivo da população, aumento da inflação e dos juros, levando o consumidor a priorizar o pagamento e renegociação das dívidas.
Fonte: A Gazeta