O volume de vendas do comércio varejista cresceu 1,6% em abril, o menor percentual para o mês em dez anos. A informação é da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quinta-feira, 13 de junho, pelo IBGE.
Para a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a expectativa é de que o volume de vendas de 2013 tenha um crescimento de 4,3% em relação ao ano passado. “O momento ainda favorável do mercado de trabalho contribui para este cenário”, afirmou o economista da CNC Fabio Bentes. “A expectativa é de que os dados relativos a maio revelem melhoria frente ao de abril, principalmente em virtude da desaceleração dos preços ao consumidor”, afirmou.
Dentre os setores avaliados pelo IBGE, os ramos de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e de livros, jornais, revistas e papelaria apresentaram o melhor desempenho, com altas de 14,9% e 12,7%, respectivamente. Já as vendas de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo apresentaram o pior desempenho, com queda de 5,4%. “A expectativa é de que os dados relativos a maio revelem melhoria frente aos de abril, principalmente em virtude da desaceleração dos preços ao consumidor”, concluiu Fabio Bentes.
Fonte: CNC