Comércio fatura 12% a mais com o Liquidacentro
O faturamento proporcionado pelo Liquidacentro deste ano foi de aproximadamente 12% em relação à edição do ano passado. A maioria dos 163 empresários que participaram do evento apontou um crescimento nas vendas, algumas delas de até 80%. O segmento de confecções e calçados foi que superou as estimativas.
A Associação Comercial de Cuiabá também registrou um acréscimo de 24,78% nas consultas de crédito em relação ao período do Liquidacentro realizado em 2013. “O simples fato de consultar não serve como indicador de venda. No entanto, realizamos duas frentes de trabalho, tanto de apoio ao cidadão como para o empresário para análise do crédito . Nesse sentido tivemos grande procura”, pontuou Manuel Gomes, da Associação Comercial de Cuiabá.
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), segundo o banco de dados do SPC Brasil, também apresentou aumento de 34,75% no volume de consultas de concessão de crédito no comparativo do evento deste ano com o do ano passado. “No Liquida deste ano 1.791 consumidores buscaram orientações no nosso espaço, sendo que em 2013 foram 738”, destacou Fábio Granja, gerente executivo geral da CDL Cuiabá.
De acordo com Roberto Peron, presidente do Sindicato do Comércio de Tecidos, Confecções e Armarinhos do Estado de Mato Grosso (Sincotec-MT) , o Liquidacentro deu uma reaquecida no comércio num período considerado morto por se tratar e uma época fora de pagamento salarial e ainda, pós Copa. “As lojas que não se preparam efetivamente para o Liquida, cerca de 5% delas, perderam vendas. Mas 95% das empresas tiveram um incremento no faturamento”.
Fabíola Emanuele, da Elegância Moda Fashion, pela primeira vez participando do Liquidacentro, contabilizou 30% de aumento comparando com os dias normais de vendas.
Também pela primeira vez, Joeslaine Neves, da Rosa Bela Moda Feminina, disse que valeu a pena ter participado. Segundo ela, o aumento registrado foi maior que 50%.
“Nosso ramo é outro, de móveis e eletrodomésticos, mas o movimento de público que o evento trouxe para o centro de Cuiabá nos favoreceu e muito nas vendas”, pontuou o gerente das Casas Bahia, que participou com duas lojas.
O Liquidacentro 2014 aconteceu entre os dias 16 e 19 deste mês, oferecendo descontos de até 70% nas mercadorias: confecções, utilidades domésticas, produtos de beleza, calçados, entre outros. Em 2013 a edição foi realizada de 13 a 16 de julho. É uma realização do Sincotec-MT em parceria com CDL, ACC, Sesc-MT, Senac-MT, Polícia Militar do 1º Batalhão, Prefeitura de Cuiabá e Pax Nacional.
PARA CRIANÇADA
Mais de 7.300 crianças se divertiram nas sete câmaras elásticas (pula-pula), dois tobogãs e um juracik park disponibilizados durante o Liquidacentro.
Para fazer o gosto da criançada muitas mães tiveram que retornar especificamente para as brincadeiras. Entre elas, Jéssica Andrade, do bairro Campo Velho, que comprou na quinta e sexta-feira, 17 e 18, respectivamente e voltou no sábado (19) para que a sobrinha pudesse curtir os brinquedos.
“Já gastei o que não devia agora é a vez dela se divertir”, pontuou.
Herô Ramos, do Alvorada, também tirou um dia para que a filha brincasse. “Ontem (sexta-feira) comprei e hoje (sábado) ela me lembrou para trazê-la , não poderia deixar de atendê-la. A criançada adora”.
As atrações estavam distribuídas nas ruas e calçadões do Centro Histórico. Exceto os tobogãs que ficaram nas praças Alencastro e República e o juracik park na Ipiranga. Os ingressos eram gratuitos.