CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO

Comércio abre ano com as vendas acima do país

Compartilhe essa publicação:

As vendas no comércio varejista de Mato Grosso em janeiro superaram a média nacional. Enquanto no Estado o crescimento foi de 12% em janeiro deste ano no comparativo com o ano passado, no Brasil a alta foi de apenas 5,9%. O desempenho positivo é o 4° melhor, inclusive, do país no mês. Já nos últimos 12 meses as vendas no varejo estadual ampliaram 7,2% e no Brasil 8,3%. No comparativo com dezembro houve decréscimo de 21,3%. Para o setor do comércio o resultado positivo em relação o ano passado e a superação da média nacional é reflexo, primeiramente, da geração de renda provocada pelo agronegócio e obras da Copa do Mundo de 2014 na Grande Cuiabá.

Os números são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e referem-se ao mês de janeiro, mês este considerado de vendas baixas pelos comerciantes devido quitação de dívidas, contas e impostos de início de ano e matrículas escolares.

O estudo revela, ainda, que a receita nominal no comércio varejista, também, Mato Grosso superou a média brasileira. Em janeiro o Estado apresentou alta de 15,2% frente o mês o ano passado, enquanto no país foi de 12,4%. Entretanto nos 12 meses Mato Grosso cresceu apenas 9,3% e o Brasil 12,3%. No comparativo com dezembro o recuo foi de 20,6%.

Hoje, Mato Grosso encontra-se com saldo positivo na empregabilidade, o que de acordo com o vice-presidente da Federação do Comércio de Mato Grosso (Fecomércio-MT), Roberto Peron, é o primeiro reflexo para tais resultados. “O Estado segue gerando emprego e renda, influenciados pelo agronegócio e as obras da Copa do Mundo de 2014, no caso da Grande Cuiabá”. Ele frisa ainda que o crédito facilitado, a baixa taxa de juros seguem influenciando no crescimento do consumo, somado ainda a vigência da redução do Imposto sobre o Produto Interno (IPl) para veículos, móveis e linha branca.

Para a proprietária da loja de vestuário Compostura, no Calçadão da Galdino Pimentel, Pollyana Bandeira, o janeiro foi estável. “Muitos optaram em pagar contas e dívidas, além é claro dos costumeiros impostos e matrículas escolares”.

As vendas no comércio varejista ampliado mato-grossense, que engloba veículos e material para construção, também, tiveram resultado positivo e acima da média nacional.

 

Fonte: Jornal Folha do Estado

Rolar para cima