LiquidaCentro 2013: vendas cresceram a média de 17% para a maioria dos lojistas
12,5% de acréscimos nas vendas comparando-se ao mesmo evento do ano passado. Este é o resultado do LiquidaCentro 2013.
De acordo com o presidente do Sindicato do Comércio de Tecidos, Confecções e Armarinhos de Mato Grosso (Sincotec), Roberto Peron, das 165 empresas oficialmente participantes da Promoção, “70% obteve aumento de 17% nas vendas”.
Maria Cândida Camargo, diretora da CDL Cuiabá, esclarece que várias lojas, em acordo com as ofertas e a divulgação que fizeram, chegaram a 25% de incremento nas vendas. ”Percebemos que a cada ano o lojista usa mais a sua criatividade para chamar o consumidor para seu estabelecimento”.
Uma estratégia promocional que se demonstrou acertada foi a de unificar o preço de todos os produtos – por exemplo: todas as peças da loja a 50% de desconto ou tudo na loja R$ 30,00. “Os empresários que usaram esta alternativa relataram uma diferença significativa no número de pessoas interessadas em ver os produtos e comprando”, atesta Maria Cândida.
Peron esclarece que nesta região do Centro Histórico de Cuiabá, onde acontece o LiquidaCentro, de 10 a 13 de julho, “há cerca de 600 empresas, e 165 lojas participaram da edição 2013. “Além dos menores preços e os tradicionais cupons para as crianças brincarem, este ano as lojas participantes puderam prestigiar os clientes também com cupons para sorteios de day use em pousadas e diárias em hotéis”, informa ele.
“As crianças mostraram como influenciam nas compras da família: os lojistas que, além de bons descontos, tinham os vales-brinquedos, venderam acima da média de toda a região”, avalia a diretora da CDL Cuiabá. “No próximo ano esperamos adesão de pelo menos outros 50% de lojistas – sem deixar de acreditar que possamos unir todos os lojistas no ano que vem, engradecendo ainda mais este evento”.
Serviços – Nos quatro dias de LiquidaCentro 2013 a CDL Cuiabá preencheu 1.350 Cadastros Positivos, perfazendo o mesmo número de consultas ao SPC. “Uma observação importante é o quanto a população é carente de informações – sobre orçamento familiar, gestão de gastos, questões relacionadas a abertura de empresa, o que é Cadastro Positivo”, fala Fábio Granja, gerente regional de SPC/CDL Cuiabá. “Fizemos um trabalho de orientação sobre como renegociar dívidas. Muitos não sabiam que podem procurar as lojas em que se tem o débito independente de campanha da CDL Cuiabá e propor a renegociação – lembrando que uma vez renegociada a dívida, feito o acordo, o lojista retira o nome da pessoa ou empresa do SPC. Falamos também de formas de proposta de pagamento de dívidas em atraso: retirada de juros, reparcelamento, entre outras”.
Este ano, esta foi a novidade: serviços à população, levados à Praça Alencastro, gratuitamente. Sincon/MT, Senac, entre outras entidades, respectivamente participaram com corte de cabelo, planejamento financeiro familiar e consultoria contábil. A CDL Cuiabá lançou paralelamente ao Liquida 2013 uma campanha de solidariedade – arrecadando roupas, calçados, alimentos, objetos variados para serem doados. “Na sede da entidade continuamos recebendo as doações”, informa a diretora do CDL Social, Maria Cândida. (Assessoria de Imprensa CDL Cuiabá: Honéia Vaz)